sábado, 25 de abril de 2009

Debate - atividade 7

Infelizmente não participei ativamente do debate no grupo de discussão durante a semana, devido a problemas técnicos, mas contribui hoje com um comentário geral sobre os tópicos que julguei principais.

Resumidamente, destaquei:

  • financiamento de pesquisas;
  • clonagem e células tronco;
  • fissão nuclear e acelerador de partículas;

De forma geral concordo com a pesquisa acadêmica, visto que os resultados obtidos podem gerar grandes avanços científicos e algum dia serem utilizados tecnologicamente. No entanto, julgo que antes disso estudos sobre os impactos sociais e ambientais dessas aplicações devam ser explorados amplamente.

sábado, 18 de abril de 2009

Argumentaçao Contrária (RA 043723) - Variações sobre ciência e arte

O autor em grande parte do seu texto argumenta sobre a presença de características literárias em textos científicos, buscando comprovar a teoria a partir de exemplos.

No entanto os periódicos nacionais e internacionais estabelecem normas, com as quais os textos científicos devem ser baseados em informações comprovadas e comprováveis. De forma que a utilização de entonação, ritmo e outras expressões literárias não são muito aplicáveis nestes textox, visto que o autor busca apresentar e comprovar uma teoria baseando-se em dados concretos.

Argumentação contrária (RA 043723) - Neutralidade na Ciência

O autor argumenta ser favorável à definição de ciência e tecnologia apresentadas no PCN, visto que estas devem ter um papel cidadão. No entanto o interesse de grandes empresas influencia cada vez mais no que é desenvolvido como ciência.

O próprio autor utiliza o custo de oportunidade para chegar ao que é tecnologia e como esta influência a ciência. Uma empresa só aplicará investimentos em uma pesquisa científica quando possuir interesse de recuperar este investimento, ou seja, quando o produto a ser desenvolvido possa ter uma aplicação tecnológica que resulte em lucro para a empresa.

Sob este ponto de vista, não necessariamente o produto desenvolvido terá aplicação cidadã, visto que pode não ser de interesse da empresa que ele tenha preço acessível à pessoas de baixa renda.

Um exemplo é investimento restrito para pesquisas em doenças predominantes em países subdesenvolvidos e alto investimento em cosméticos.

Comentando as postagens sobre os textos neutralidade na ciência e variações sobre ciência e arte.

Neutralidade na ciência
Variações sobre ciência e arte

sábado, 11 de abril de 2009

Argumentando sobre o texto "Considerações sobre a Neutralidade da Ciência"

Além do título, o texto apresenta um resumo com divisão demarcada do restante de seu conteúdo. A introdução apresenta o foco central (neutralidade na ciência) e a motivação para escrever sobre o assunto (PCN). No desenvolvimento apresenta referências e exemplos para definir neutralidade e imparcialidade, onde coloca a influência dos valores cognitivos e não cognitivos, além de destacar o custo de oportunidade. As referências bibliográficas são apresentadas nas páginas em que são empregadas e resumidamente ao fim do texto.

Uma das questões acadêmicas que o autor apresenta é sua concordância com a definição do PCN quanto a ciência e tecnologia, visto que defende que o estudo da ciência seja aplicado com um caráter cidadão. No entanto não deixa de mencionar que o PCN é alvo de muitas críticas, principalmente por não ter sido construído de forma democrática, com a participação de professores de ensino médio e fundamental. O tema é concluído no fim do texto, após a definição de neutralidade, imparcialidade e custo de oportunidade, sendo este último fortemente relacionado com a tecnologia, que por sua vez influencia a ciência, atribuindo um caráter não neutro a esta.

Outra questão abordada pelo autor é a diferenciação entre neutralidade e imparcilidade. Para o primeiro utiliza dos argumentos anteriormente apresentados. Já sobre o segundo atribui como imparcial aquilo que contem apenas valores cognitivos, ou seja, que se adequam a resultados experimentais e raciocínios lógicos. Dessa forma consegue diferenciar o que é neutro (não é produzido com o intuito de favorecer/prejudicar algo ou alguém) do que é imparcial (conhece pontos opostos sobre um mesmo assunto, porém se baseia em dados para tomar qualquer decisão).

Considerações sobre o Texto: "Variações sobre ciência e arte"

No texto "Variações sobre arte e ciência", de Octavio Lanni não há uma divisão demarcada entre os elementos de texto, como a ausência de um resumo. Porém é possível notar que o autor introduz o tema a ser abordado recuperando brevemente a história das ciências e arte e apresentando os elementos que poderiam ser responsáveis por essa setorização.

No desenvolvimento do seu texto há exemplos que visam comprovar sua teoria, sendo que no fim há uma recuperação dos principais elementos apresentados a fim de concluir a tese apresentada. As referências bibliográficas aparecem descritas no corpo do texto, para as referências diretas e resumidas no fim do mesmo, contemplando todo o material utilizado pelo autor na elaboração do material apresentado.

Dentre as questões acadêmicas abordadas pelo autor, merecem destaque a discussão entre divisão de ciências e arte e a utilização da narrativa como forma de registro histórico do mundo moderno.

Sobre a primeira questão, inicialmente o autor apresenta a importância tanto da ciência (social, natural e filosofia) quanto da arte já no mundo antigo e logo depois sugere que a principal causa da divisão ocorrida, principalmente entre o fim do século XX e início do XXI, seja a especialização dos profissionais, institucionalização, positivismo e induções do mercado. No entanto, no decorrer do texto apresenta exemplos e argumenta sobre a importância da narrativa literária na revelação de temas importantes para a ciência e também sobre a utilização de narrativas com características literárias em textos científicos, como uso de entonação e ritimo, por exemplo.

No que se refere a segunda questão, o autor ressalta o uso da narrativa tanto em textos literários como científicos, havendo presença de diversos exemplos representativos de suas épocas em que os autores utilizavam de narrativas.

sábado, 4 de abril de 2009

Relevância Temática

Comentar sobre três produções científicas em química, que possam ser aplicadas em curto prazo, é um pouco desafiador, visto que a maioria das pesquisas realizadas nesta área buscam desenvolvimento científico e não necessariamente uma aplicação imediata.

No entanto selecionei três que julguei bastante interessantes e aplicáveis em um período relativamente curto de tempo.

  1. Conversão de Energia Luminosa em Eletricidade utilizando TiO2/corante/eletrólito sólido polimérico - Ana Flávia Nogueira - 1998
Este trabalho apresenta um dispositivo eletrônico (polímero condutor) capaz de absorver a energia solar e converter em energia elétrica. Além de apresentar grande estabilidade térmica, o que é essencial neste tipo de dispositivo, visto que irá esquentar e não pode perder eficiência com isso, também apresenta capacidade de conversão igual ou superior a similares, sendo potencialmente eficaz no que se propõe.

O estudo e desenvolvimento de células solares apresenta-se como uma resposta à necessidade de encontrar outras fontes de energia.

2. Comportamento Dinâmica Complexo em Despelamento de Fitas Adesivas - Marcelo Catanoce Gandur - 2001

Catanoce estuda o modo como ocorre o "despelamento" de fitas adesivas a partir de medidas como força de adesão e emissão acústica, de forma que consegue restringir a duas regiões de frequências emitidas durante do "despelamento".

A partir desse estudo é possível desenvolver fitas adesivas que emitam menos ruídos ao serem "despeladas" e sejam melhor aplicadas em fraldas, por exemplo.

3. Vídeos Experimentais para o Ensino de Química - Manoel Henrique Francisco - 2006

Aqui o autor desenvolve vídeos de experimentos químicos, de forma que o professor, impossibilitado de realizar o experimento com seus alunos, pode apresentar o vídeo e debater a reação química envolvida e todo o material utilizado, aproximando os estudantes da química experimental.

Dentre os trabalhos citados este é o mais prontamente aplicável, visto que depende apenas do interesse do professor e de um entendimento deste com os autores do vídeo.