domingo, 31 de maio de 2009

Análise do Texto do Grupo 3 - atividade 13

O grupo 3, assim como o meu grupo optou por abordar a pirataria como tema, no entanto focamos num ensaio acadêmico sobre o que seria pirataria no que se refere ao compartilhamento de arquivos na internet. O trabalho do grupo 3 não explicitou que o texto seja um projeto cientifico, porém julgo que isso ficou bastante claro.

A primeira dificuldade que tive ao ler o texto foi a falta de um título que me preparasse para o seu conteúdo, somado ao fato de não esclarecer previamente que trata-se de um projeto de pesquisa.

Quanto à organização do projeto, julgo que colocar os objetivos antes da justificativa aproveitaria melhor ambos os tópicos, visto que primeiro o grupo colocaria sua proposta e posteriormente justificaria suas escolhas. Também acho que ficaria mais claro com a especificação de que o projeto é referente à pirataria digital e não aos demais tipos de pirataria.

Quando faz-se mensão aos cientistas e suas observações, traria maior base teórica ao texto exemplificar estes pesquisadores e seus trabalhos. Da mesma forma citar outros trabalhos semelhantes existentes e suas conclusões.

Quanto ao questionário, o anexo não foi encaminhado e ficaria interessante discutir de que forma as questões seriam elaboradas a fim de fornecer conteúdo suficiente para criação de propostas que diminuam a pirataria digital.

No que ser refere a amostragem, julgo que 3 pessoas por curso pode não ser representativo para cursos com muitos estudantes e proponho que fosse uma porcentagem de estudantes de cada curso.

Também há falta das referências e cronograma de trabalho.

Encontrei dois erros de digitação nas frases:

"Entretanto, o baixo custo pode causas (causar)..." e "Nesse sentido, esse estudo busca conhece_ (conhecer)..."

2 comentários:

  1. Olá Gabi,

    acho que basicamente apontamos os mesmos pontos sobre o texto do grupo 3...

    assim acho que não teremos problemas de chegar a uma conclusão única para o grupo na próxima atividade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi, tudo bom!?

    Você destacou pontos importantes como a falta do título, da organização dos objetivos e das justificativas.
    Quanto a falta do resumo, acho que o maior problema, como você mesmo disse, é que não está explícito que se trata de um projeto de pesquisa.
    De modo geral, encontramos pontos parecidos no texto.até mais

    Bjos
    Renato

    ResponderExcluir