sábado, 11 de abril de 2009

Argumentando sobre o texto "Considerações sobre a Neutralidade da Ciência"

Além do título, o texto apresenta um resumo com divisão demarcada do restante de seu conteúdo. A introdução apresenta o foco central (neutralidade na ciência) e a motivação para escrever sobre o assunto (PCN). No desenvolvimento apresenta referências e exemplos para definir neutralidade e imparcialidade, onde coloca a influência dos valores cognitivos e não cognitivos, além de destacar o custo de oportunidade. As referências bibliográficas são apresentadas nas páginas em que são empregadas e resumidamente ao fim do texto.

Uma das questões acadêmicas que o autor apresenta é sua concordância com a definição do PCN quanto a ciência e tecnologia, visto que defende que o estudo da ciência seja aplicado com um caráter cidadão. No entanto não deixa de mencionar que o PCN é alvo de muitas críticas, principalmente por não ter sido construído de forma democrática, com a participação de professores de ensino médio e fundamental. O tema é concluído no fim do texto, após a definição de neutralidade, imparcialidade e custo de oportunidade, sendo este último fortemente relacionado com a tecnologia, que por sua vez influencia a ciência, atribuindo um caráter não neutro a esta.

Outra questão abordada pelo autor é a diferenciação entre neutralidade e imparcilidade. Para o primeiro utiliza dos argumentos anteriormente apresentados. Já sobre o segundo atribui como imparcial aquilo que contem apenas valores cognitivos, ou seja, que se adequam a resultados experimentais e raciocínios lógicos. Dessa forma consegue diferenciar o que é neutro (não é produzido com o intuito de favorecer/prejudicar algo ou alguém) do que é imparcial (conhece pontos opostos sobre um mesmo assunto, porém se baseia em dados para tomar qualquer decisão).

Um comentário:

  1. Gabi Bosshard

    Também referente a este segundo texto levantamos uma questão em comum: os PCN.
    Nós duas citamos tanto a polêmica os envolvendo quanto o aspecto positivo identificado pelo autor no que se refere à ciência.

    Priscila Carrara

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