sábado, 11 de abril de 2009

Considerações sobre o Texto: "Variações sobre ciência e arte"

No texto "Variações sobre arte e ciência", de Octavio Lanni não há uma divisão demarcada entre os elementos de texto, como a ausência de um resumo. Porém é possível notar que o autor introduz o tema a ser abordado recuperando brevemente a história das ciências e arte e apresentando os elementos que poderiam ser responsáveis por essa setorização.

No desenvolvimento do seu texto há exemplos que visam comprovar sua teoria, sendo que no fim há uma recuperação dos principais elementos apresentados a fim de concluir a tese apresentada. As referências bibliográficas aparecem descritas no corpo do texto, para as referências diretas e resumidas no fim do mesmo, contemplando todo o material utilizado pelo autor na elaboração do material apresentado.

Dentre as questões acadêmicas abordadas pelo autor, merecem destaque a discussão entre divisão de ciências e arte e a utilização da narrativa como forma de registro histórico do mundo moderno.

Sobre a primeira questão, inicialmente o autor apresenta a importância tanto da ciência (social, natural e filosofia) quanto da arte já no mundo antigo e logo depois sugere que a principal causa da divisão ocorrida, principalmente entre o fim do século XX e início do XXI, seja a especialização dos profissionais, institucionalização, positivismo e induções do mercado. No entanto, no decorrer do texto apresenta exemplos e argumenta sobre a importância da narrativa literária na revelação de temas importantes para a ciência e também sobre a utilização de narrativas com características literárias em textos científicos, como uso de entonação e ritimo, por exemplo.

No que se refere a segunda questão, o autor ressalta o uso da narrativa tanto em textos literários como científicos, havendo presença de diversos exemplos representativos de suas épocas em que os autores utilizavam de narrativas.

5 comentários:

  1. Olá,

    Acredito que os textos estão claros e as idéias de questões bem expostas. Realmente a questão mias importante do texto e é a que eu vi que a maioria dos amigos identificaram foi a importância da especialização (cada um chama esse fato de um jeito) após a idade média, que teve suas vantagens e desvantagens para o mundo moderno.
    Já a segunda questão que se trata de utilização das diferentes características dos textos literários e científicos se torna interessante ao passo que a união entre ciência e arte está mais próxima do que conseguimos enxergar, mesmo que essa questão não tenha sido tratada por mim, ela é interessante ao passo que podemos distinguir em vários textos o que é arte e o que é ciência.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gabi,

    Identificamos as mesmas questões nesse texto, apesar de termos as desenvolvido de forma distinta.
    A primeira questão destacada por você se refere à divisão entre ciência e arte. Eu fui mais além, ressaltando a especialização e distinção entre as várias ciências, não focando tanto no aspecto Ciência X Arte. E isso torna seu post interessante ao ressaltar as características literárias (artísticas) nos textos científicos. Isso é comprovado pela segunda questão que nós duas identificamos: o uso da narrativa em textos científicos.
    A diferença fica na forma como as duas questões se vinculam. No meu texto, foquei o contraste, o fato de se especializarem e separarem e ao mesmo tempo manterem-se vinculados e semelhantes. Você em momento nenhum os separa; já no primeiro argumento reforça as semelhanças que comprova com o segundo.

    Achei interessante como pudemos, com os mesmos aspectos, ter visões e interpretações tão diferentes.

    Priscila Carrara

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriela!
    Achei seu texto muito bem escrito; uma questão apontada por você semelhante a que eu identifiquei é a busca de relações e associação
    dos textos científicos e filosóficos ao narrativo, o que permite refletir
    sobre similaridades e confluências.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriela,

    No meu blog também identifiquei a questão da narrativa ser associada aos textos científicos, em que se usam elementos daquela como entonação e figuras de linguagem. No entanto, segui na linha de que tais recursos são usados como forma de salientar alguma opinião que se deseja formar no leitor.

    Parabéns pelos textos.

    Roberta.

    ResponderExcluir