sábado, 4 de abril de 2009

Relevância Temática

Comentar sobre três produções científicas em química, que possam ser aplicadas em curto prazo, é um pouco desafiador, visto que a maioria das pesquisas realizadas nesta área buscam desenvolvimento científico e não necessariamente uma aplicação imediata.

No entanto selecionei três que julguei bastante interessantes e aplicáveis em um período relativamente curto de tempo.

  1. Conversão de Energia Luminosa em Eletricidade utilizando TiO2/corante/eletrólito sólido polimérico - Ana Flávia Nogueira - 1998
Este trabalho apresenta um dispositivo eletrônico (polímero condutor) capaz de absorver a energia solar e converter em energia elétrica. Além de apresentar grande estabilidade térmica, o que é essencial neste tipo de dispositivo, visto que irá esquentar e não pode perder eficiência com isso, também apresenta capacidade de conversão igual ou superior a similares, sendo potencialmente eficaz no que se propõe.

O estudo e desenvolvimento de células solares apresenta-se como uma resposta à necessidade de encontrar outras fontes de energia.

2. Comportamento Dinâmica Complexo em Despelamento de Fitas Adesivas - Marcelo Catanoce Gandur - 2001

Catanoce estuda o modo como ocorre o "despelamento" de fitas adesivas a partir de medidas como força de adesão e emissão acústica, de forma que consegue restringir a duas regiões de frequências emitidas durante do "despelamento".

A partir desse estudo é possível desenvolver fitas adesivas que emitam menos ruídos ao serem "despeladas" e sejam melhor aplicadas em fraldas, por exemplo.

3. Vídeos Experimentais para o Ensino de Química - Manoel Henrique Francisco - 2006

Aqui o autor desenvolve vídeos de experimentos químicos, de forma que o professor, impossibilitado de realizar o experimento com seus alunos, pode apresentar o vídeo e debater a reação química envolvida e todo o material utilizado, aproximando os estudantes da química experimental.

Dentre os trabalhos citados este é o mais prontamente aplicável, visto que depende apenas do interesse do professor e de um entendimento deste com os autores do vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário