sábado, 28 de março de 2009

Textos Descritivo e Argumentativo

TEXTO DESCRITIVO

O quadro de Portinari apresenta uma plantação de café e trabalhadores desempenhando diversas funções, como colher, selecionar e ensacar o café colhido. Também há uma mulher negra sentada e um homem branco dando ordens, além de sacos de café empilhados.

Neste quadro o que mais me chama atenção é a fisionomia cansada mas conformada no rosto de um dos trabalhadores, onde é possível quase sentir o sol forte no meio de uma tarde de muito trabalho.


TEXTO ARGUMENTATIVO

A música “Construção” de Chico Buarque consegue retratar intensamente a rotina do ultimo dia trabalho de um homem, que com intensidade amou e na simples realização da sua função morreu. Apenas trocando algumas seqüências textuais na letra da música o compositor consegue abranger diversos pontos de vista sobre o mesmo momento do dia, como é visto nos trechos: “sentou para sentar como se fosse sábado” e “sentou para descansar como se fosse o príncipe”

Sem deixar de mostrar o esforço e a necessidade do trabalho para o homem, o compositor ressaltou o lado “máquina” do trabalhador sem deixar de valorizar seu lado humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário