sábado, 21 de março de 2009

Modalidades de Textos Científicos

Ensaio

Nesta modalidade de texto científico o autor expõe suas idéias sobre um determinado tema sem esgotar a discussão do mesmo. É necessário apresentar a tese de forma clara e buscando chamar a atenção do leitor desde o princípio, sendo controvertido com uma hipótese plausível e com evidências, sempre tentando fugir do senso comum.

Relatório

Relatórios buscam organizar e apresentar o desenvolvimento de um trabalho, de forma que o processo empregado e os resultados possam ser analisados.

A seqüência textual é narrada, intercalando-se descrições e a estrutura do texto é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o projeto original, objetivos, relevância do tema e menção a fase em que o trabalho são apresentados. Já no desenvolvimento apresentam-se os resultados, dificuldades e sucessos, assim como o caminho percorrido no desenvolvimento do trabalho.

Por fim a conclusão resume o que já foi feito e os próximos passos no trabalho.

Exemplo de Relatório:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002283.pdf



Artigo Cientifico


Como no relatório apresentam-se resultados obtidos no desenvolvimento de um trabalho científico, porém busca-se a aprovação perante à comunidade acadêmica sobre o conteúdo abordado, de forma que é necessário fundamentar muito bem a hipótese apresentada, os resultados e conclusões obtidos.

O artigo deve apresentar: título, nome dos autores e sua filiação institucional, resumo em português e inglês e um conjunto de palavras chave para facilitar sua localização em periódicos, por exemplo. Assim como introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas utilizadas para fundamentar a discussão apresentada.

Exemplo de Artigo:

http://quimicanova.sbq.org.br/qn/No%20Prelo/Artigos/AR08258.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário