sábado, 28 de março de 2009

Trabalho

As quatro manifestações de trabalho apresentadas abordam experiências específicas do tema, de forma que é possível exemplificar com um quadro, analisar com uma música, regulamentar com um edital ou definir com uma fórmula. Porém, um assunto tão abrangente como este poderia ser representado em muitas outras situações.


Ao observar o quadro “O Café” que Portinari apresentou em 1934 não se pode ver apenas trabalhadores colhendo, moendo e ensacando o café, mas deve-se lembrar que nesta época os trabalhadores exerciam seu trabalho em condições precárias e o Brasil, o maior produtor de café, assim como o restante do mundo sofria as conseqüências da crise de 1929.


O decreto de Getúlio Vargas data de pouco menos de dez anos após o quadro de Portinari e tem como função regularizar o trabalho e garantir que o trabalhador seja minimamente valorizado pela sua atuação.


No texto apresentado encontra-se a fórmula do salário mínimo em que constam os itens necessários para a sobrevivência de um trabalhador adulto, de forma que ao vender sua força de trabalho este deve receber, pelo menos, o suficiente para se manter vivo com a mínima qualidade.


Já a música “Construção” de Chico Buarque coloca toda a intensidade de uma vida resumida nos últimos momentos vividos por um trabalhador, caracterizando-o como um individuo que, apesar de ter um papel fundamental na sua família e ama-la da forma mais grandiosa que pudesse, não passava de um trabalhador, que ao morrer, não fazia nada além de atrapalhar o trânsito.


A definição física de trabalho parece fugir da linha das outras três manifestações, visto que aparentemente uma forma de calcular a energia desprendida para mover um objeto num determinado espaço ao se aplicar uma determinada força não está relacionada ao trabalhador apresentado por Portinari ou por Chico Buarque.


Ao pensar que uma definição física normalmente é feita para facilitar cálculos aplicados a objetos e desenvolvimento de máquinas talvez não pareça possível relacionar esta forma de apresentar o tema com as três manifestações anteriores.No entanto, analogamente, a fórmula do salário mínimo resume a energia que o trabalhador desprenderá para se deslocar no período de um mês, considerando que precisa se alimentar, morar, vestir, limpar e se transportar durante este tempo.


Na minha área de trabalho, dentre as manifestações apresentadas, a forma mais aplicável é a definição física, visto que química e física estão relacionadas e é necessário conhecer a energia desprendida no meio de estudo. Porém, assim como a maioria das pessoas, seria uma trabalhadora sujeita a todas as condições e analises feitas a qualquer outro trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário